Escute... - HIM

Wassup fellas, how are you today? Como minha inspiração para escrever se encontra longe, muito longe, começarei a colocar em pauta aqui no blog também o meu gosto musical. Quando não houver um assunto mais interessante para ser abordado, farei um post sobre uma banda ou um artista que ouço e logicamente me inspiro.







Vou começar esta série de avaliações falando sobre uma banda de Helsinki que conheço já há algum tempo: HIM. Se você quiser saber a história da banda e como se deu a formação da mesma, sinta-se livre para acessar a Wikipedia. O meu foco aqui é outro: a música.

Com sete álbuns de estúdio, o som que o HIM faz é um tanto incomum. Pode ser caracterizado como uma mistura de heavy metal, baladinhas melancólicas e elementos de música clássica. Mas ai vem a pergunta: como conseguem misturar heavy metal com baladinhas? Elementar meu caro Watson... Ligue a distorção das guitarras e aumente a velocidade da música, porém mantenha a melancolia na voz e as letras de amor, ódio e romance. Ficou confuso(a)? Só ouvindo para se ter uma noção do que é... A música abaixo chama-se "The Sacrament" e é Single do álbum Love Metal (2003).







Um elemento essencial e que faz essa mistura ficar perfeita e ganhar harmonia é a voz do Ville Valo. Ele canta chorando, gritando, sorrindo... Ele encena apenas com a voz. É uma voz melancólica de um modo geral e, não importa a música, talvez essa característica vocal tenha sido primordial para que a coisa realmente funcionasse. Outro fator interessante em analisar é que a música é simples, sem muitas manias; entra fácil na cabeça e fica, e fica...

Quando eu ouvi o Razorblade Romance (1999), segundo álbum de estúdio da banda, eu viciei de tal modo que comecei a pesquisar sobre outras bandas escandinavas e achei coisas interessantíssimas como Hanoi Rocks e Turbonegro.

E para finalizar, qual banda tem um símbolo tão forte e com significado tão definido e ao mesmo tempo subjetivo como o heartagrama? (Heartagrama é o pentagrama com um coração, heart em inglês). Nos shows os fãns vão com tatuagens do heartagrama, camisas do heartagrama, óculos do heartagrama... Ville Valo foi gênio ao criar isso! Ele diz que a banda é mais conhecida pelo heartagrama do que pelas músicas, mas creio que isso não seja verdade. E eu pretendo tatuar um heartagrama pois acho extremamente tensa (num bom sentido) a ideia de ter algo tatuado no seu corpo cujas testemunhas de Geová, se acaso virem, dirão que você é o filho do capeta.


É isso, não gosto de enrolar. HIM é uma das bandas que eu mais tenho escutado nos últimos tempos e recomendo para quem gosta de um drama, morte, ódio, amor, romance e essas putarias mil.


E acabou.

0 comentários:

Postar um comentário