A Politicagem Brasileira Para Leigos

Olá a todos que estão eventualmente lendo este blog. Há algum tempo não escrevo aqui, mas assim que me incorpora a inspiração para fazê-lo, estou aqui, pronto para falar sobre mais um assunto do qual você, leitor aleatório, provavelmente não gosta: política. É aquela coisa né, quem não gosta de política vive controlado por ela, sem ter o que reclamar sobre, e justamente por isso é importante termos a mínima noção do cenário político brasileiro atual.

Dilma é a presidente com a maior aprovação popular de todos os tempos, e isso lhe atribuiu certa independência em relação a seu padrinho, Lula, que depois do câncer revelou sua verdadeira identidade. De santo, passou a "advogado do Diabo", coisa que sabemos que Márcio Thomas Bastos sempre foi. Cada qual em um escândalo diferente e atuando de maneira diferente. Lula quer "foder a porra toda" e, literalmente, levar o caso do mensalão para o esquecimento, emoldurando-o como apenas mais um episódio triste da história da política brasileira, do qual ele não sabia de nada desde o começo. Márcio Thomas Bastos está atuando como advogado de Defesa de Carlinhos Cachoeira que, para quem não sabe, podemos dizer que conseguiu um lago de dinheiro através de uma cachoeira de fraudes, irregularidades e crimes dos mais diversos.

Não podemos julgar ninguém, mas me parece estranho a atitude de ambos, logo agora nesta curva da longa estrada da vida. Lula critica Marta Suplicy, que fora preterida no partido por não saber perder e só levar "porrada" (em um bom sentido, se é que tem um) nas eleições de São Paulo. Depois ele tira outro coelho desconhecido da cartola para disputar a prefeitura da minha amada capital. Lula, que já perdeu a "primeira afilhada" política para o sistema e ocasionalmente troca farpas internas com ela, está prestes a realizar um grande número de mágica ou, definitivamente, perder São Paulo mais uma vez para os tucanos. Se Serra ganhar novamente, me arrisco a dizer que enquanto o PT estiver no comando do governo Federal, o PSDB vai continuar com suas unhas encravadas no estado de São Paulo e na capital paulista. Inusitadamente, Lula confirmou há pouco Paulo Maluf como aliado na campanha de Haddad, o que para muitos foi uma singela surpresa, não é Luiza Erundina? Parabéns Lula, agora só falta firmar aliança com o Levi Fidelix e prometer a construção do Aerotrem! Aposto que se Quércia estivesse vivo, Lula o pagaria um café também.

Toda essa história nos mostra que até mesmo ele, o grande Lula, que foi canonizado em Brasília, é mais uma pessoa que não conseguiu segurar seus princípios até o final de sua existência mundana e se deixou corromper pelo dinheiro e pelo poder. Afinal, we're here for the cash, aren't we? Para uma pessoa que jurou libertar o Brasil da pobreza e conseguiu fazê-lo até certo ponto, ele parou, mudou, se esqueceu; mas aposto que vai lembrar daqui a pouco, quando estiver fazendo campanha para Haddad na tv e "chorar" para os nordestinos e sindicalistas que vivem em São Paulo elegerem um vermelho. "Ora pois, que importa é a vitória, o poder e o dinheiro, e já que a população é ignorante, desinteressada e cômoda, vamos sambar!" - já deve ter pensado o ex-presidente petista em alguma ocasião recente. Seus atos o denigrem, enquanto Dilma se distância e tenta fazer algo pelo país; algo que ninguém sabe o que é, mas ela tenta. Quem sabe criar um outro "bolsa bolsas" seja uma boa solução. Mas não entremos nesse assunto, o fato aqui exposto é: as pessoas mudam e seus princípios também, e perduraremos nessa toada até que a população brasileira deixe de ser conveniente e busque o que é seu de direito: seus direitos. Pois se déssemos a mesma importância para a política que damos ao futebol e à novela, o Brasil seria exemplo para o mundo, e será, mas não nos próximos vinte anos, talvez em cinquenta, mas só talvez. Mas não pensemos que todos os políticos são assim, pelo contrário, existem os que estão lá pela causa, porém estes são silenciados pela grande maioria. Falar que "todo político é corrupto" é ser cego, e ainda o pior tipo de cego.

Esse foi um resumão dos fatos, tirando os vários julgamentos de corrupção e fraudes envolvendo os políticos de todos os partidos possíveis, mas disso a gente já sabe, né? Passa todo dia na tv. E para concluir, eu acredito num futuro esplêndido para o Brasil, de verdade, mas vai demorar um pouco, pois isso só será possível após muita "purificação monetária" no congresso e uma renovação parlamentar. Sorte que a maioria dos políticos do século passado estão velhinhos e daqui a pouco estarão com Deus, se Ele quiser, claro.

E é assim que funciona a politicagem no Brasil, sempre ou quase sempre visando algo além do que se diz, fazendo jus ao nosso amado sistema capitalista. Mas de todo modo, por que será que eu estou expondo apenas as coisas ruins? Ninguém liga, vai ter Copa do Mundo aqui mesmo...

1 comentários:

T. V. disse...

Gostei do seu texto, cara!!!

Postar um comentário